Um idoso de 60 anos foi autuado por realizar atividade de extração ilegal de areia às margens de um córrego que fica na zona rural de Divinópolis, na região oeste do estado. A multa aplicada pela irregularidade é de R$ 25 mil e o homem teve maquinários apreendidos.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o flagrante da irregularidade foi feito após policiais do Batalhão de PM Ambiental (BPMA), receberem uma ligação anônima. Na terça-feira (15), a equipe foi até o local e encontrou o idoso com diversos equipamentos.
No momento da abordagem, havia uma máquina trabalhando na extração da areia às margens do riacho. Conforme a PM, o homem se apresentou como responsável e não tinha nenhuma licença ambiental para exercer a atividade.
Pela irregularidade, a PM apreendeu uma pá-carregadeira e um motor com bomba acoplada e maquinários utilizados. Além disso, a atividade no local foi embargada por causa do crime ambiental e os policiais aplicaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do autor.
A atividade de extração de areia, segundo a PM, pode poluir os recursos naturais necessitam de licenciamento ambiental emitido pelos órgãos de controle.
Apesar da apreensão, os equipamentos continuaram no local confiados ao autor como fiel depositário, já que a PM não conseguiu realizar o transporte dos equipamentos, que são de grande porte.