Na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), no setor de apicultura e meliponicultura da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, haverá uma trilha do conhecimento das abelhas. O espaço mostrará todas as etapas da produção de mel aos visitantes. A maior feira agrotecnológica da Região Norte do país, ocorrerá de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.
No local da trilha do conhecimento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as fases de produção de mel das abelhas nas colmeias, ou seja, aprender um pouco mais sobre esses importantes polinizadores.
De acordo com a médica-veterinária, Érika Jardim, a ideia é que os visitantes conheçam a trilha e tenham uma experiência visual, auditiva e sensorial do mundo das abelhas. “Além disso, estaremos com 30 caixas de diversas espécies de abelhas nativas, que estarão à disposição para serem abertas, possibilitando que se visualize a organização interna de uma colmeia para conhecer a rainha e suas operárias, tendo a chance de degustar os meles”, explica.
Ainda na área de apicultura, serão apresentados uma caixa didática de vidro e os equipamentos para um correto processamento.
Palestras
Na programação, constam também palestras voltadas para as boas práticas de manejo na meliponicultura no Tocantins; apicultura em sistemas agroflorestais; para a importância dos maiores polinizadores da natureza; instruções práticas de produção de rainha, entre outros.