Na tarde desta terça-feira, 22, a Polícia Militar do Tocantins, por meio da equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), apreendeu uma carga de madeira ilegal transportada de forma irregular na TO-373, no município de Alvorada. O motorista, um homem de 45 anos, foi autuado em R$ 12.300,00 por irregularidades na documentação fiscal.
A ação ocorreu durante uma operação de apoio à AGETO (Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura) e à SEFAZ (Secretaria da Fazenda), quando a 3ª Companhia Operacional do BPMRED abordou o condutor de um caminhão trator, que transportava madeira serrada em um semirreboque.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e sempre bem informado.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram diversas irregularidades na documentação fiscal da carga. Entre os problemas, o itinerário descrito na Guia Florestal estava divergente do local da abordagem, e o nome do motorista e a placa do veículo não correspondiam às informações contidas na guia. Após consulta ao site do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e verificação do QR Code da Guia Florestal apresentada, foi constatado que o documento era falso.
O condutor alegou desconhecer a falsidade documental e afirmou que estava apenas realizando o frete da carga.
Diante das irregularidades, tanto o veículo quanto a carga de madeira foram apreendidos e encaminhados ao pátio da Saint Car, no município de Gurupi. O suspeito foi levado à 3ª Companhia do BPMA, onde recebeu uma multa no valor de R$ 12.300,00. Posteriormente, ele foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi para que os procedimentos legais fossem continuados.