Lagoa da Confusão é um dos 57 municípios tocantinenses contemplados com um novo caminhão Mitsubishi L200 Triton entregue pelo Governo do Tocantins nesta segunda-feira, 14. A ação faz parte de um esforço para fortalecer a Rede Integrada de Proteção à Mulher , coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO).
A entrega oficial aconteceu na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Palmas, e incluiu 64 veículos ao todo, distribuídos para municípios, Polícia Civil e Polícia Penal. Os veículos foram adquiridos com emendas parlamentares da bancada federal , totalizando um investimento de R$ 20 milhões .
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da parceria com a bancada federal na captação de recursos.
“Investir em segurança pública é fundamental para um estado que quer atrair investidores. Quero agradecer aos congressistas pela parceria e compromisso em investir no Tocantins”, afirmou o governador.
O secretário de Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira , ressaltou que a entrega das camionetes está conforme ao Decreto Nº 6.856/24 , que institui a Rede Integrada de Proteção à Mulher.
“A criação da rede garantirá que as políticas públicas cheguem às mulheres que precisam. Os prefeitos agora assumem o compromisso de participar desse enfrentamento e utilizar os veículos para atender vítimas de violência”, explicou o secretário.
Presente na cerimônia, a senadora Professora Dorinha anunciou que a bancada já trabalha para ampliar a frota e atender outros municípios.
“Esses veículos foram adquiridos exclusivamente com recursos da bancada federal. O objetivo é fortalecer a integração entre os municípios e a Rede de Proteção, liderada pela Secretaria de Segurança Pública”, apontou o senadora.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa , ressaltou que o trabalho em parceria será fundamental para a proteção e prevenção de feminicídios.
“Essas camionetes farão a diferença. Juntos ao Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, vamos construir um Tocantins mais seguro para todas as mulheres”, destacou.
Além de Lagoa da Confusão, outros municípios como Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional receberam veículos, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em diversas regiões do estado.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges , agradeceu o envolvimento dos governos estaduais e federais na aquisição dos caminhões.
“Com esses veículos, o socorro será mais rápido, fortalecendo a rede local e integrada à rede estadual de proteção”, celebrou Borges.
Além da Lagoa da Confusão, foram beneficiados: Alvorada, Angico, Araguacema, Axixá do Tocantins, Barrolândia, Dianópolis, Guaraí, Monte do Carmo, Tocantinópolis, entre outros.
A iniciativa marca um avanço significativo para a segurança pública e o enfrentamento à violência contra a mulher , reafirmando o compromisso do Tocantins com a proteção e bem-estar das mulheres em todo o estado.