O Governo do Tocantins está presente no 6° Simpósio Internacional de Segurança, realizado em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, 8, contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski. No evento, que ocorre até amanhã, 9, o Tocantins busca conhecimento sobre novas tecnologias essenciais para o processo de modernização do combate à criminalidade que está sendo desenvolvido no Estado.
O secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Wlademir Mota, representou o Estado no evento e destacou a necessidade das parcerias e cooperação. “Essa participação é de grande importância para os tocantinenses, pois proporciona uma oportunidade única de trocar experiências com outros Estados e discutir políticas públicas eficazes no combate à criminalidade. Ao se envolver em debates sobre temas como crime organizado, violência urbana e legislação, adquirimos conhecimentos valiosos para implementarmos estratégias mais eficazes na garantia da segurança dos cidadãos no estado”, destacou.
Essa busca por inovação nas tecnologias de combate ao crime foi um dos pontos centrais do evento, que apresentou palestras e painéis com especialistas de referência internacional nas áreas. Além disso, houve a apresentação de tendências em inteligência e segurança cibernética, combate aos crimes financeiros e crimes ambientais. Durante essas discussões, o foco esteve na análise e aprimoramento das políticas públicas e na troca de experiências e práticas bem-sucedidas entre os participantes.
A SSP estava representada também pelo superintendente de Segurança e Estratégia, Emerson Francisco de Moura, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, a diretora de inteligência da Polícia Civil, Luciana Midlej e pelo corregedor-geral, Wanderson Chaves de Queiroz. Também estava presente o assessor técnico da área de segurança pública da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb), o delegado Mozart Félix, que destacou a importância do Simpósio para viabilizar parcerias interestaduais indispensáveis ao combate à criminalidade.
“A participação do Tocantins no Simpósio é essencial, não apenas para identificar e disseminar boas práticas. Essa interação entre os Estados é fundamental para o alinhamento de propostas de políticas públicas de segurança que são constantemente atualizadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Tocantins tem voz ativa nesse trabalho que impacta diretamente na vida de todos os tocantinenses”, destacou o delegado.
Edição: Alba Cobo