Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, de São Paulo, entre os dias 7 e 13 de outubro, apontou que o Governo do Tocantins, sob o comando do governador Wanderlei Barbosa, mantém altos índices de aprovação popular. O levantamento entrevistou 1.009 tocantinenses, revelando uma gestão bem avaliada pela maioria.
De acordo com os dados, 14% dos entrevistados consideram a gestão estadual ótima e 40% a classificam como boa, enquanto outros 18% a veem como regular positiva. Com isso, o índice geral de aprovação da administração estadual chega a 72%. Em contraste, 6% avaliam a gestão como negativa, outros 6% como ruim e 4% a consideram péssima. Já 11% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa também avaliou a forma de administração do governador Wanderlei Barbosa: 72% dos tocantinenses afirmaram aprová-la, 17% desaprovaram e 12% não se manifestaram.
Melhorias no Tocantins
Outro dado relevante da pesquisa é a percepção de melhoria do estado sob a atual gestão. Para 67% dos entrevistados, o Tocantins apresentou avanços desde o início do governo Wanderlei Barbosa. Outros 14% consideraram que o estado se manteve igual, enquanto 14% afirmaram que a situação piorou. Apenas 5% não souberam ou não quiseram responder.
Áreas de destaque e desafios
Os setores mais bem avaliados foram Educação (78%), Agricultura (77%) e Estradas e Rodovias (70%). Contudo, desafios permanecem em áreas como controle de gastos públicos, combate à pobreza extrema e enfrentamento ao tráfico de drogas.
Ao serem questionados sobre as características do governador, os tocantinenses destacaram qualidades como “trabalhador”, “bom gestor”, “próximo da população” e “preocupado com os problemas da população”.
Reconhecimento e avanços econômicos
O governador Wanderlei Barbosa comemorou os resultados, atribuindo o bom desempenho a ações que impactaram positivamente a população. “Temos promovido uma transformação completa do Tocantins, com a construção e recuperação de rodovias e pontes, valorização dos servidores públicos e fomento à economia. Este ano, o agronegócio bateu recordes e o setor de comércio e serviços impulsionou o crescimento econômico, que em 2023 foi o segundo maior do Brasil, com mais de 11% de aumento do PIB”, ressaltou.
A força da economia tocantinense foi evidenciada por uma projeção do Banco do Brasil, que colocou o estado em destaque nacional. Em outubro de 2024, o Tocantins foi apontado como o segundo estado com maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), alcançando 6,0%, atrás apenas do Rio Grande do Norte (6,2%). O crescimento dos serviços (7,7%) foi o maior do país, e a indústria também apresentou expansão, com um aumento de 3,1%.
Expectativas para o futuro
A expectativa para os próximos dois anos de mandato é positiva para 51% da população, que acredita que a gestão será ótima ou boa. Outros 32% esperam uma administração regular, enquanto 12% têm uma visão pessimista. Por fim, 5% não souberam ou preferiram não opinar.
O governador reforçou o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Sabemos o tamanho da responsabilidade que temos e que não adianta nos acomodarmos com o que fizemos até agora. Precisamos avançar em diversos setores, reduzir a fila de consultas e cirurgias, intensificar o combate à pobreza extrema e aprimorar os mecanismos de governança. O enfrentamento ao tráfico e uso de drogas também terá atenção especial até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, concluiu Wanderlei Barbosa.