Na noite desta quinta-feira, 31, o Governo do Tocantins sancionou a lei n.º 4.538, que altera a denominação da Escola Estadual Rio Sono para Escola Estadual Professora Aldeny de Castro Alexandre. A mudança é um tributo à contribuição significativa da educadora para a área da educação.
-
✅ Siga a página Eu ❤️ Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
✅ Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
A iniciativa partiu do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), que apresentou o Projeto de Lei em abril deste ano na Assembleia Legislativa. Segundo Mantoan, a homenagem é um reconhecimento merecido da dedicação da professora Aldeny, que vem de uma família com forte compromisso educacional. Filha de Santina Alves de Castro e do ex-vereador Antônio Nazário de Castro, Aldeny também é irmã do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Sono, Jonilson Alves de Castro.
“Aldeny e seus irmãos sempre foram defensores do ensino, tanto em sua cidade natal quanto em Palmas. O casal pioneiro teve 10 filhos, todos engajados na promoção da educação. A mudança de nome é uma forma de eternizar o legado da professora e reconhecer seu trabalho, que foi tão apreciado por seus amigos e alunos, que até elaboraram um abaixo-assinado em prol dessa homenagem. Fico feliz em ter sido o instrumento para esta justa alteração do nome da escola”, afirmou Mantoan.
A nova denominação entra em vigor imediatamente, coincidentemente na mesma data em que foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins. A mudança é recebida com entusiasmo pela comunidade local, que vê na nova denominação um símbolo do compromisso com a educação e a valorização de figuras que impactaram positivamente a vida de muitos.