Lagoa da Confusão, no Sudoeste do Tocantins, ganhou projeção nacional ao figurar como o 94º município mais rico do agronegócio no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o município se destacou em 2023 devido à alta produtividade, com uma área colhida de 154.035 hectares e valor de produção de R$ 1,275 bilhões, sendo o 4º maior produtor de arroz do país. Esse cenário reflete o crescimento da cidade e seu papel relevante no agronegócio, com especial atenção para o desenvolvimento da agricultura irrigada.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
Crescimento e impacto econômico
O município, representado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), registra PIB em crescimento, impulsionado pela inovação agrícola e pelo apoio em infraestrutura, como armazenamento e beneficiamento de grãos. Wagno Milhomem, presidente da Aproest, destaca que a cidade vem dobrando sua capacidade produtiva e contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
Perfil do município
Com aproximadamente 15 mil habitantes, Lagoa da Confusão apresenta um PIB per capita de R$ 71.373,6, com grande parte da população empregada na agropecuária. Recentemente, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) instituiu um Grupo Gestor em parceria com a Aproest para ampliar o potencial da agricultura irrigada na região.
Essa expansão tem impulsionado o desenvolvimento de setores como comércio, serviços e construção civil, consolidando a cidade como um importante polo agropecuário no Centro-Oeste brasileiro.