Um candidato a vice-prefeito, condenado pela Justiça do Tocantins a 24 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso na tarde desta segunda-feira (16) em Santa Rita do Novo Destino (GO). A prisão ocorreu após uma ação conjunta entre as Polícias Civis do Tocantins e Goiás, com base no compartilhamento de informações entre os estados.
O detido, Djalma Cândido Vieira, de 42 anos, é filiado ao partido Democracia Cristã (DC) e concorria ao cargo de vice-prefeito na cidade goiana de pouco mais de 2,5 mil habitantes. Ele foi condenado pela Comarca de Cristalândia (TO) pelo crime de estupro de vulnerável, mas estava foragido desde a expedição do mandado de prisão preventiva.
Segundo o delegado Guilherme Moreira, titular da 58ª Delegacia de Lagoa da Confusão, a prisão foi possível graças ao trabalho coordenado entre as polícias civis dos dois estados. “Esse indivíduo foi condenado a 24 anos de prisão, mas não havia sido localizado para dar cumprimento à pena. Descobrimos que ele estava concorrendo ao cargo de vice-prefeito em Santa Rita do Novo Destino e compartilhamos essa informação com a Polícia Civil de Goiás, que conseguiu prendê-lo”, explicou.
Após ser preso, Djalma foi conduzido à Delegacia de Santa Rita do Novo Destino, onde passou pelos procedimentos legais antes de ser encaminhado à Cadeia Pública de Uruaçu (GO). Ele deverá ser recambiado para Cristalândia (TO) para cumprir a pena.
O delegado Guilherme Moreira destacou a relevância da ação. “A prisão desse homem é fundamental, pois ele foi condenado por um crime hediondo. A colaboração entre as Polícias Civis do Tocantins e de Goiás garantiu que esse foragido fosse finalmente localizado e preso”, concluiu.
Djalma Cândido Vieira permanecerá à disposição da Justiça, e seu caso deve seguir os trâmites legais nas próximas semanas.