O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja de perigo ativo e emitiu mais dois avisos, vermelho e amarelo, para grande parte do Brasil. O mais severo, o alerta vermelho, indica que a umidade pode cair abaixo de 12%. Os três alertas são válidos para o estado do Tocantins.
Ao todo, 18 estados e o Distrito Federal estão afetados por esses alertas. O aviso amarelo, de perigo potencial, prevê umidade entre 30% e 20%. O alerta laranja, de perigo, indica variação entre 20% e 12%, enquanto o alerta vermelho, o mais crítico, prevê umidade abaixo de 12%.
Estados sob alerta vermelho:
- Norte: Tocantins
- Nordeste: Bahia, Piauí e Maranhão
- Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
- Sudeste: Minas Gerais e São Paulo
Estados sob alerta laranja:
- Norte: Tocantins, Rondônia e Pará
- Nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão
- Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
- Sudeste: Minas Gerais e São Paulo
Estados sob alerta amarelo:
- Norte: Amazonas, Tocantins, Rondônia e Pará
- Nordeste: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão
- Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
- Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Previsão do Tempo no Tocantins
Em Palmas, a previsão para esta quinta-feira (5) indica uma temperatura máxima de 39 °C e mínima de 22 °C, com umidade podendo chegar a 15%. Para sexta-feira (6), a mínima será de 23 °C e a máxima de 39 °C.
Em Araguaína, os termômetros podem marcar até 38 °C nesta quinta-feira, com umidade de até 20%. Na sexta-feira, a temperatura vai variar entre 21 °C e 37 °C.
Gurupi terá tempo claro com névoa seca, com temperatura máxima de 39 °C e mínima de 19 °C nesta quinta-feira. Na sexta-feira, a máxima pode atingir 39 °C e a umidade cair para até 10%.
Recomendações do Inmet
O Inmet orienta a população a consumir bastante líquido durante este período de alerta. A prática de atividades físicas deve ser evitada, especialmente sob o alerta vermelho, e recomenda-se evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes. O uso de hidratantes e umidificadores de ar também é indicado, além de evitar bebidas diuréticas como café e álcool.