A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa nesta quarta-feira, 4 de setembro, no Recife, durante uma operação da Polícia Civil que investiga uma quadrilha suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A mãe de Deolane, Solange Bezerra, também foi detida, mas precisou ser levada ao Hospital Português após passar mal.
A operação, intitulada “Integration”, faz parte de uma investigação que começou em abril de 2023 e já está em sua terceira fase. Ao todo, a Justiça decretou o sequestro de bens de luxo, como carros, imóveis, aeronaves e embarcações, além do bloqueio de R$ 2,1 bilhões em ativos financeiros. No entanto, as autoridades não detalharam a quem pertencem os bens apreendidos.
A prisão de Deolane ocorreu em um hotel no bairro de São José, no centro do Recife. Foram expedidos 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, cumpridos em várias cidades, incluindo Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia. Um avião foi interceptado em Minas Gerais, transportando um dos alvos da operação.
Entre os locais de busca, um apartamento no bairro de Boa Viagem, pertencente a Darwin Henrique da Silva Filho, CEO da plataforma de apostas online Esportes da Sorte, foi alvo da ação. A empresa patrocina grandes clubes de futebol como Corinthians, Palmeiras e Grêmio, entre outros. Na residência, foram apreendidos joias e dinheiro.
As investigações, conduzidas com apoio da Interpol e de diversas polícias civis do Brasil, envolvem uma organização acusada de movimentar grandes somas de dinheiro oriundo de jogos ilegais. No entanto, as autoridades não forneceram detalhes sobre quais tipos de jogos ou empresas estariam envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro.
Em São Paulo, as autoridades apreenderam um carro de luxo na mansão de Deolane. Além disso, foi ordenada a entrega de passaportes e a suspensão do porte e registro de armas de fogo para os envolvidos. A Polícia Civil ainda não divulgou a relação completa dos nomes investigados.
Deolane e sua mãe foram conduzidas ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife. A influenciadora, que mora em São Paulo, estava em Pernambuco para o fim de semana quando foi surpreendida pela prisão.
A defesa de Deolane Bezerra emitiu uma nota afirmando que ela está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e reiterou o pedido para que seja respeitado o princípio da presunção de inocência.
Até o momento, a Polícia Civil de Pernambuco não detalhou a ligação de Deolane com o esquema nem forneceu mais informações sobre o funcionamento da organização criminosa.