Nos dias 30 e 31 de agosto, Araguacema, localizada na região oeste do Tocantins, será palco do 1° Festival do Caju, evento promovido pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Associação das Mulheres Agroextrativistas (AMA Cantão) e outras entidades. A feira coberta da cidade será o ponto de encontro para agroextrativistas e agricultores familiares do município e da região, que estarão expondo uma variedade de produtos originados do rico bioma do Cerrado.
Entre os produtos que serão apresentados, destacam-se diversas delícias e itens artesanais, como doces, licores, bombons e tortas de caju, além de óleos de buriti e macaúba, cajuína, rapadurinha, salgados de caju, bolos artesanais, açafrão, urucum, vinagre de jatobá e paçoca de gergelim com rapadura. Artesanatos de capim-dourado e outros materiais também serão expostos, celebrando a criatividade e a sustentabilidade das comunidades locais.
O festival terá uma programação diversificada, com debates focados em temas cruciais para o setor, como Agroextrativismo e economia solidária, e discussões sobre os programas “Acredita” e “Pé de Meia”, que visam fortalecer a economia rural. O chefe do Restaurante Temperança, Tom Marinho, de Palmas, também conduzirá oficinas culinárias, proporcionando uma oportunidade única para o compartilhamento de técnicas e sabores.
A engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento, Francisca Marta Barbosa, ressaltou a importância do festival para o fortalecimento das organizações das mulheres agroextrativistas da APA Cantão. “O 1° Festival do Caju não só divulga os produtos das agricultoras familiares e extrativistas para as comunidades rurais e urbanas, mas também conscientiza sobre a importância da conservação do Cerrado e da riqueza de sua biodiversidade, especialmente dentro das áreas de preservação ambiental onde essas comunidades estão inseridas”, afirmou.
Plenária Estadual
Além do festival, o Fórum Estadual de Economia Solidária do Tocantins convida todos os agroextrativistas e interessados para a Plenária Estadual, que será realizada no dia 29 de agosto. A plenária abordará temas como economia solidária, bem viver, comercialização solidária, além de promover uma roda de trocas de experiências e discussões sobre a rede agroextrativista. Este encontro promete enriquecer ainda mais a programação do festival, oferecendo um espaço para o debate e a construção de conhecimentos que impulsionam o desenvolvimento sustentável das comunidades.
O 1° Festival do Caju em Araguacema representa uma oportunidade única para celebrar e fortalecer o agroextrativismo, promovendo a economia solidária e valorizando a cultura e os saberes das comunidades do Cerrado tocantinense.