Em sete municípios do Tocantins, Abreulândia, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins, o resultado das eleições municipais no próximo dia 6 de outubro está praticamente definido. Isso ocorre porque, de acordo com a legislação eleitoral vigente, em casos de candidaturas únicas, não é necessário um número mínimo de votos. O candidato único precisa apenas obter a maioria dos votos válidos para ser eleito.
Esses sete municípios tocantinenses fazem parte de um grupo de 214 cidades em todo o Brasil que estão na mesma situação. Mesmo assim, os eleitores dessas localidades irão às urnas em outubro para exercer seu direito de votar.
Dentre essas candidaturas únicas no Tocantins, cinco são de homens e duas de mulheres, com idades variando entre 34 e 61 anos. Quatro dos candidatos são filiados ao Republicanos, e os demais pertencem ao PT, PDT e União Brasil. Três dos candidatos buscam a reeleição.
No cenário nacional, a maioria dos candidatos únicos é composta por homens brancos, com média de 49 anos. Destes, 57% têm nível superior e 73% são casados. O MDB lidera com 50 candidatos únicos, seguido por PSB (34), PP (27), União Brasil (24), PL (16), Republicanos (13) e PT (10).
Candidaturas únicas no Tocantins:
- Abreulândia: Manuel Moura (PT), atual prefeito, 47 anos
- Goianorte: Maria de Jesus Amaro, conhecida como Nega, busca a reeleição pelo Republicanos, 50 anos, pedagoga
- Santa Maria do Tocantins: Leonardo Noleto (Republicanos), 34 anos, agropecuarista
- Santa Rita do Tocantins: Luciano Pereira (PDT), policial civil, 42 anos
- Sucupira: Valdivino Milhomem (Republicanos), 49 anos, pecuarista
- Tupirama: Ormando Brito (Republicanos), atual prefeito, 61 anos, empresário
- Tupiratins: Filomena Coelho (União Brasil), prefeita atual, 53 anos
Essas eleições em condições peculiares demonstram como, em alguns casos, o processo eleitoral pode ser uma mera formalidade, com a eleição já praticamente assegurada para os candidatos únicos.