Vinhedo, 13 de agosto de 2024 — A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na tarde desta terça-feira que as caixas-pretas do ATR 72, que caiu em Vinhedo (SP) na semana passada e causou a morte de 62 pessoas, foram recuperadas com sucesso e registraram “com êxito” os dados essenciais para a investigação do acidente.
O acidente, que chocou a comunidade e mobilizou equipes de resgate e investigação, agora tem um foco crucial na análise dos dois principais dispositivos de gravação da aeronave. As caixas-pretas, que incluem o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR), são fundamentais para determinar as causas do desastre aéreo.
O Papel das Caixas-pretas na Investigação
As caixas-pretas são equipamentos vitais para investigações de acidentes aéreos. O Cockpit Voice Recorder (CVR) registra as conversas e sons na cabine de pilotagem, incluindo diálogos entre os pilotos e qualquer alerta sonoro que possa ter sido emitido. O Flight Data Recorder (FDR) armazena informações técnicas da aeronave, como altitude, velocidade e configurações dos controles durante o voo.
Desde o sábado, 10 de agosto, os dados das caixas-pretas estão sendo analisados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), localizado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em Brasília. Segundo o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, os peritos estão realizando uma análise detalhada dos registros.
“Os peritos estão revisando minuciosamente as gravações para identificar alarmes sonoros e conversas que possam oferecer pistas sobre o que ocorreu antes da queda,” explicou Moreno. “A análise dos dados é feita utilizando tecnologia avançada para garantir a precisão das informações.”
Colaboração Internacional na Investigação
Como parte do processo investigativo, o Brasil está colaborando com especialistas internacionais. Representantes do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França (BEA) e do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá (TSB), países responsáveis pela fabricação da aeronave e de seus motores, estão envolvidos na apuração das causas do acidente.
Os peritos desses órgãos estão trabalhando em conjunto com o Cenipa para garantir uma análise completa e detalhada. “Essa colaboração internacional é essencial para uma investigação precisa, dado que envolve diferentes aspectos técnicos relacionados à aeronave e seus componentes,” acrescentou Moreno.
Análise e Expectativas
O brigadeiro Marcelo Moreno já havia confirmado a extração dos dados das caixas-pretas e enfatizou a importância desse material para a investigação. “Agora estamos na fase de transformação desses dados em informações úteis para a sociedade,” destacou ele.
Além da análise das caixas-pretas, os motores da aeronave serão examinados em São Paulo para verificar sua performance no momento do acidente. Um relatório preliminar está previsto para ser divulgado em 30 dias, oferecendo mais clareza sobre as circunstâncias do desastre.
O Acidente e o Impacto
A aeronave caiu em um quintal em Vinhedo, deixando um impacto significativo na área. Um infográfico revela que o impacto formou um “desenho” da aeronave no terreno, mostrando a destruição mais severa na parte traseira devido ao incêndio. Vídeos do acidente indicam que o avião caiu sem controle e girando, o que ajudará a contextualizar os dados das caixas-pretas.
“O terreno gramado e plano facilitou as operações de resgate e a movimentação dos destroços,” comentou um capitão envolvido na operação. “Estamos agora focados em garantir que todos os detalhes sejam analisados para entender completamente o que ocorreu.”
A FAB e o Cenipa continuam a trabalhar para esclarecer as causas do acidente e fornecer respostas às famílias das vítimas e à sociedade. A investigação prossegue com a análise dos dados coletados e a colaboração de especialistas internacionais, enquanto a comunidade aguarda mais informações sobre o trágico evento.