Na noite desta quarta-feira (23), um avião de pequeno porte caiu em Santa Branca, no interior de São Paulo, durante uma forte tempestade. A bordo estavam cinco pessoas – o piloto, o copiloto e três passageiros –, e infelizmente, nenhum deles sobreviveu. A informação foi confirmada pela empresa responsável pela aeronave, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na manhã desta quinta-feira (24).
O avião, um Embraer-121 Xingu com capacidade para oito assentos, havia partido de Florianópolis (SC) com destino a Belo Horizonte (MG). Ele sumiu dos radares às 18h39, conforme informado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Equipes de resgate localizaram os destroços por volta das 23h, em uma área de mata em Santa Branca, próximo ao limite com Paraibuna, região do Vale do Paraíba.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
De acordo com relatos de moradores da área, momentos antes da queda, um som anormal foi ouvido, semelhante a uma falha no motor, seguido por uma explosão. No momento do acidente, chovia intensamente na região, com o registro de 40 milímetros de chuva em apenas seis horas.
O local do acidente está isolado para que as equipes do Corpo de Bombeiros possam trabalhar na identificação dos corpos, que ficaram entre os destroços da aeronave. A identidade das vítimas ainda não foi revelada.
Leia [+]
Avião de pequeno porte cai em área de mata durante tempestade em Santa Branca (SP)
As operações de busca e salvamento estão sendo coordenadas pelo Salvaero, da FAB, com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) já foram acionados para iniciar a apuração das causas do acidente.
A queda ocorreu em uma área de difícil acesso, e os esforços de resgate continuarão nos próximos dias até a conclusão da remoção dos corpos e dos destroços. A investigação ainda está em fase inicial, e as condições climáticas no momento do acidente são um dos fatores que serão analisados para entender o que provocou a tragédia.