A partir do dia 1º de novembro, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), dará início à segunda etapa da campanha de declaração de informações pecuárias obrigatórias. A ação, que se estende até dia 30 de novembro, visa atualizar os dados de todas as propriedades rurais e seus respectivos animais. O Tocantins conta com mais de 58 mil propriedades cadastradas na Adapec, abrigando mais de 12 milhões de animais.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e sempre bem informado.
Paulo Lima, presidente da Adapec, ressaltou a importância dessa campanha para o controle sanitário dos rebanhos e a expansão de novos mercados. “O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, faz o controle sanitário dos animais de produção para que possamos alcançar novos status de livres de doenças e, com isso, abrirmos novos mercados de exportação para os produtos cárneos tocantinenses. Esta atualização dos dados é fundamental para a Adapec manter este controle, por isso, conclamamos os produtores rurais a fazerem as suas declarações de informações pecuárias”, destacou o presidente.
O Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, coordenado por João Eduardo Pires, reforça que todas as espécies de animais cujas propriedades devem ser declaradas, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos. “O produtor deve comparecer a um escritório da Adapec para preencher o formulário. Aqueles que deixarem de declarar pagarão multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terão sua ficha de entrega bloqueada até regularizarem a situação”, alertou João Eduardo.
Antecipação da Declaração
Para as propriedades que enviarão animais para leilões ou abates no início de novembro, a Adapec orienta que a declaração de informações pecuárias seja antecipada a partir do dia 24 de outubro. Isso deve acontecer ao fato de que, a partir de 1º de novembro, o envio da Guia de Trânsito Animal (GTA) será condicionado à realização da declaração.
Com essa campanha, o Tocantins reforça seu compromisso com a saúde do rebanho e com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado.