Dando continuidade ao combate à criminalidade, na manhã desta terça-feira, 24, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 2ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc – Araguaína), deflagrou uma grande operação que resultou na prisão de um homem de 32 anos, identificado pelas iniciais T.F.B., por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A operação, comandada pelo delegado-chefe da 2ª Denarc, José Anchieta de Menezes Filho, teve como objetivo cumprir seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados por tráfico de drogas no bairro Santa Terezinha. O delegado explicou que a ação é fruto de uma investigação iniciada em 2023, focada em T.F.B., que já possuía histórico de prisões e condenação por tráfico de drogas. “As equipes estavam investigando a conduta desse indivíduo, que já foi preso várias vezes, e que, mesmo assim, voltou a traficar em Araguaína”, afirmou Anchieta.
Apreensões
Durante a operação, além da prisão de T.F.B., os agentes apreenderam uma grande quantidade de drogas, incluindo uma barra de maconha, várias barras menores, dezenas de porções da mesma substância, além de porções de cocaína. Também foram encontrados balanças de precisão e materiais usados para embalar drogas. Além disso, um simulacro de arma de fogo foi localizado, levantando a suspeita de que o artefato possa ter sido utilizado em assaltos na cidade.
Prisão e investigações
Após ser preso, o suspeito foi conduzido à 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguaína, onde foi autuado e posteriormente encaminhado à Unidade Penal Regional, onde aguardará decisão judicial.
O delegado José Anchieta celebrou o sucesso da operação, destacando que mais um traficante foi retirado de circulação, além da apreensão significativa de entorpecentes, evitando que as drogas chegassem às ruas. “Essa operação tem grande impacto contra a criminalidade e o tráfico de drogas, tornando nossa cidade mais segura. O indivíduo preso, além de traficar drogas, pode ter participado de assaltos com o simulacro apreendido”, afirmou o delegado. Ele também incentivou possíveis vítimas de crimes envolvendo uma arma semelhante a comparecerem à delegacia para formalizar a denúncia.
Apoio e parcerias
A operação contou com o apoio de várias unidades especializadas da PC-TO, incluindo a 3ª Divisão de Investigações Criminais (DEIC – Araguaína), Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), 2ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Araguaína) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).
A ação conjunta reforça o compromisso da Polícia Civil em combater o tráfico de drogas e outros crimes, mantendo a segurança da população de Araguaína e do Tocantins.