Uma passageira de 28 anos deu à luz dentro de um ônibus na rodovia BR-153, nas proximidades de Barrolândia, região central do Tocantins. O parto inesperado aconteceu na manhã da última terça-feira (10), e tanto a mãe quanto o bebê passam bem após receberem atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade.
O momento de tensão foi enfrentado com coragem por uma funcionária da empresa de transporte, que, mesmo sem preparo formal para a situação, agiu instintivamente para auxiliar no nascimento. A guia de turismo Stephany Rayanne Ribeiro Pereira Silva, de 26 anos, foi a responsável por realizar o parto. “Fiquei com medo, pois poderia haver complicações. A mãe disse que, na última ultrassom, o bebê estava atravessado e o parto seria cesárea, mas não havia como esperar por ajuda médica”, relatou Stephany.
A mãe, que viajava de Brasília para o Maranhão acompanhada de duas crianças pequenas, não havia informado a ninguém sobre sua gravidez. “Ela quase não parecia grávida, a barriga estava pequena. Após o café da manhã, começou a sentir dores e logo entrou em trabalho de parto, por volta das 10h”, explicou Stephany.
Sem equipamentos adequados ou apoio de outros passageiros, Stephany esterilizou as mãos com álcool em gel e, com muita calma, ajudou a trazer o bebê ao mundo. O processo durou cerca de 15 minutos, e apesar do parto indicado ser cesariana, o nascimento ocorreu sem complicações.
Logo após o parto, o motorista do ônibus desviou a rota para levar mãe e bebê à UBS de Barrolândia, onde ambos receberam o atendimento necessário. Stephany, que trabalha no setor de transporte rodoviário há 10 anos, descreveu o episódio como único em sua carreira. “Já tinha ouvido falar de uma situação parecida em outra empresa, mas nunca imaginei que passaria por isso.”
A jovem e corajosa guia foi elogiada pela rápida ação, e o caso trouxe um final feliz para uma situação que poderia ter sido bem mais complicada.