Com o objetivo de intensificar a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa determinou que o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) utilize sua capacidade máxima na operação de eliminação dos focos de incêndio. Nesta quarta-feira, 4, o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, anunciou a inclusão de 20 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) nas equipes de campo.
Os cadetes, que iniciarão as atividades na próxima semana, serão designados para atuar no Sistema de Comando de Incidentes, gerenciando operações e reforçando as estratégias de combate aos incêndios. “Já estávamos focados na prevenção, e agora, com a entrada dos cadetes, nosso efetivo dobrou. Parte deles estará disponível para reforçar o 2º e o 3º Batalhões de Bombeiros, caso necessário”, afirmou o comandante-geral.
Outro reforço significativo veio dos 105 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que passaram a integrar as equipes de combate, com foco principal na região de Palmas. Segundo o coronel Peterson, a participação dos alunos, além de ser parte do treinamento prático, tem como objetivo proteger áreas sensíveis como o Aeroporto de Palmas e os hospitais da região, evitando o agravamento de problemas de saúde causados pela fumaça.
O CBMTO também estabeleceu, nesta semana, a Sala de Situação, onde o comando-geral se reúne diariamente com os oficiais para atualizar as informações e alinhar as operações em andamento. O espaço agiliza as decisões e coordena os esforços no combate aos incêndios florestais em todo o Estado.
Além disso, o comandante-geral determinou que todos os bombeiros, incluindo aqueles em funções administrativas, passem a utilizar o Uniforme Operacional 4º A, permitindo que possam responder rapidamente a emergências, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
“Estamos todos prontos para agir. O CBMTO está em estado de alerta, e, se necessário, todo o efetivo será convocado para o combate direto aos incêndios florestais”, concluiu o coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Com essas medidas, o governo do Tocantins reforça seu compromisso com a proteção ambiental e a preservação da saúde pública, especialmente durante o período crítico de queimadas.