Autor foi detido em flagrante pelo crime de provocar incêndio em mata ou floresta.
Na manhã deste sábado, 31, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos em flagrante por tentativa de provocar incêndio em uma área rural de Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas. O indivíduo foi detido enquanto tentava atear fogo às margens da BR-010, no KM-20, em uma área de vegetação.
Durante patrulhamento de rotina, policiais do 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM) avistaram o homem iniciando o fogo na vegetação. Rapidamente, a guarnição agiu para conter as chamas, com o apoio de fazendeiros locais que ajudaram a evitar a propagação do incêndio.
Após conterem o fogo, os policiais realizaram uma busca pessoal no indivíduo e encontraram um isqueiro em seu poder. Questionado, o homem alegou que o isqueiro estava com ele porque era fumante. No entanto, diante das evidências e do flagrante, o homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Palmas.
O suspeito foi autuado em flagrante com base no artigo 41 da Lei nº 9.605/98, que trata dos Crimes contra o Meio Ambiente, especificamente por provocar incêndio em mata ou floresta. As penas para esse tipo de crime podem incluir reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
A ação rápida dos policiais e a colaboração da comunidade local foram fundamentais para evitar que o incêndio se espalhasse, preservando a área rural de danos ambientais mais graves. A Polícia Militar reforça o compromisso de continuar atuando de forma firme contra crimes ambientais, especialmente em períodos de seca, quando o risco de incêndios aumenta significativamente.