O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, marcou presença na abertura da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), realizada nesta quarta-feira, 28 de agosto, no Centro de Convenções em Goiânia, Goiás. Considerada a maior feira de internacionalização de negócios do país, a Ficomex 2024 segue até esta quinta-feira, 29, e conta com a participação de diversos estados e representantes internacionais.
Durante o evento, também foi inaugurado o 2° Fórum de Governadores do Brasil Central, reunindo líderes para discutir estratégias de desenvolvimento regional e internacionalização de negócios. Acompanhado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, pelo secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, e pelo secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior, o governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância do Tocantins no cenário nacional e internacional.
Tocantins como polo estratégico de investimentos
Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Ficomex 2024 foca em três eixos principais: negócios, políticas públicas e educação. Promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e pela Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), o evento conta com a colaboração do Consórcio dos Estados do Brasil Central, que engloba Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.
A participação do Governo do Tocantins na feira ressalta a importância do Estado como um polo estratégico para investimentos em diversas áreas. Com condições favoráveis ao desenvolvimento econômico sustentável, o Tocantins busca atrair investidores e promover um ambiente de negócios próspero e inovador.
“É uma satisfação estar aqui neste evento, apresentando um pouco do Tocantins, o estado mais jovem da federação, que tem crescido e melhorado seus indicadores, tanto na área comercial quanto no crescimento econômico, mas principalmente na área social. A redução dos índices de desemprego é fundamental para garantir dignidade às famílias tocantinenses. Agradeço à grande liderança do governador Caiado, tanto no Brasil quanto no Consórcio Brasil Central”, destacou Wanderlei Barbosa em seu discurso.
Estande do Tocantins na Ficomex 2024
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), montou um estande na feira para exibir as oportunidades e vantagens econômicas do Estado. O estande serve como vitrine das iniciativas voltadas à atração de investimentos e ao desenvolvimento sustentável no Tocantins.
No espaço, são apresentados o plano estratégico do Estado e os benefícios fiscais oferecidos, especialmente para o comércio exterior. O Tocantins destaca-se por seus incentivos para importadoras, atacadistas, indústrias e empresas de comércio, garantindo vantagens exclusivas para diversos setores empresariais. Empresários e investidores interessados em conhecer as potencialidades do Estado participam de conversas e apresentações focadas em fomentar o crescimento do comércio e da indústria local.
Sergio Noleto Barbosa, diretor de Atração de Investimentos em Desenvolvimento Estratégico da Sics, ressaltou a importância de o Tocantins exibir seu planejamento e capacidade de desenvolvimento. “O objetivo é apresentar os planos e os incentivos fiscais para atrair novas parcerias e aumentar a arrecadação, fortalecendo assim o comércio e a indústria do Tocantins, além de fomentar a colaboração entre os estados”, afirmou.
Ficomex 2024: Um encontro de oportunidades globais
A Ficomex 2024 reúne dezenas de embaixadas, Câmaras de Comércio Exterior, empresas brasileiras e estrangeiras, Instituições de Ensino Superior e governos estaduais. A programação inclui rodadas de negócios, que permitem às empresas apresentar seus produtos e serviços, além de identificar oportunidades de compra e venda.
O governador de Goiás e presidente do Consórcio Brasil Central, Ronaldo Caiado, foi o responsável pela abertura oficial do evento. “Aqui na Ficomex, temos a oportunidade de mostrar para o mundo o potencial do nosso estado e, ao mesmo tempo, aprender com a experiência de outros países. Reconhecemos que essa é uma via de mão dupla, de troca e aprendizado mútuo. Parabenizo a todos pelo sucesso deste evento. Estou visitando os estandes para verificar de perto as maravilhas que estão sendo apresentadas, estamos todos empenhados em fazer deste evento um marco de cooperação e desenvolvimento”, concluiu Caiado.