Estão abertas as inscrições para fazedores de cultura que desejam atuar como conselheiros no Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) para o biênio 2024-2026. O prazo de cadastro começou nesta quarta-feira, 28 de agosto, e vai até o dia 4 de setembro. Os interessados devem se inscrever na plataforma on-line eleicao.cultura.to.gov.br.
O processo eleitoral, cujo edital foi publicado na edição Nº 6642 do Diário Oficial do Estado, tem como objetivo preencher 14 vagas de titulares e seus respectivos suplentes, que representarão diferentes segmentos artísticos e culturais no CPC-TO. As eleições ocorrerão entre os dias 14 e 18 de setembro, abrangendo 14 câmaras setoriais: Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo; e Literatura, Livro e Leitura.
Cadastro e Candidatura
Para se cadastrar como eleitor, os interessados precisam preencher o formulário “Meu Perfil” na plataforma, informando dados pessoais e profissionais, além de escolher o segmento cultural ao qual pertencem e o tempo de atuação na área. Após o cadastro, quem desejar se candidatar a uma vaga de conselheiro deverá preencher um formulário adicional com informações como nome artístico, foto pessoal, proposta eleitoral e currículo.
Apuração e Resultado
A apuração dos votos será realizada pela Comissão Eleitoral, com divulgação do resultado preliminar no dia 20 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 24 de setembro, e os candidatos mais votados serão nomeados conselheiros titulares, enquanto os subsequentes serão indicados como suplentes.
Sobre o CPC-TO
O CPC-TO é um órgão integrante do Sistema Estadual de Cultura, criado em 2007, com a missão de promover e proteger a cultura no Tocantins. O Conselho é composto por 28 membros, sendo 14 representantes da sociedade civil, eleitos por votação, e 14 indicados pela gestão pública. A instituição atua de forma deliberativa na implementação das políticas culturais do Estado.