O jovem talento do atletismo tocantinense, Hentony dos Santos, de apenas 17 anos, foi convocado para integrar a Delegação Brasileira na ISF Gymnasiade Bahrain Sub 18, também conhecido como Jogos Mundiais Escolares, que acontecerá de 23 a 31 de outubro no Bahrain, no Golfo Pérsico. Estudante da Escola Estadual Machado de Assis, em Araguanã, Hentony foi selecionado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tornando-se o primeiro atleta do Tocantins a participar desse importante evento internacional.
Hentony é um fenômeno do atletismo, atual recordista brasileiro escolar na classe T47, destacando-se nas provas de 400 metros e salto em distância. Com mais de 50 medalhas conquistadas em competições estaduais e nacionais, ele agora se prepara para competir nas provas de corrida de 100m, 400m e no salto em distância no Bahrain.
A convocação para a competição internacional é um marco na carreira de Hentony, que expressou sua alegria e determinação em representar sua cidade, estado e país no campeonato mundial. “É uma sensação inexplicável que não dá para esconder. Não tiro o sorriso do rosto. Ser o primeiro convocado do Tocantins traz uma responsabilidade ainda maior. Agora é me preparar bem para fazer bonito, representando minha cidade, meu estado, meu país e conquistar o mundo”, afirmou o atleta.
Hentony foi descoberto em 2019 através dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) e é treinado pelo professor Rafael Gabarrão. “O Hentony é um atleta muito talentoso, extremamente dedicado e que vem evoluindo incrivelmente. Essa convocação para integrar a Delegação Brasileira no Bahrain demonstra o potencial dele e que tem um futuro promissor no atletismo. Estamos muito felizes em colher os frutos desse trabalho, podendo levar o nome do nosso estado para o mundo”, enfatizou o treinador.
Luciana Monteiro, técnica da Diretoria de Lazer, Cultura e Desporto Escolar, destacou a importância dos Parajets para o desenvolvimento esportivo no Tocantins. Segundo ela, o programa não apenas revela talentos, mas também oferece novas perspectivas de vida para os estudantes com deficiência. “O esporte traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens. Ao incentivar a participação dos estudantes com deficiência nas competições esportivas, iniciando pelos Parajets, o Governo do Estado busca revelar talentos no paradesporto escolar, abrindo portas para competições nacionais e internacionais. E o Hentony é um exemplo de como os Parajets são importantes para dar visibilidade aos nossos paratletas”, ressaltou.
Além de Hentony, outros 11 paratletas de diferentes estados brasileiros foram convocados para compor a Delegação Brasileira na ISF Gymnasiade Bahrain, nas modalidades de atletismo, natação e judô, reforçando o potencial do Brasil no cenário esportivo internacional.