De acordo com a vítima, um homem de 56 anos, os suspeitos entraram em contato com ele sob o pretexto de solicitar serviços de consultoria agrícola. Após o envio de sua localização, os indivíduos chegaram armados à residência da vítima e a ameaçaram, alegando uma dívida financeira relacionada a uma empresa agrícola. Após a ação, os homens fugiram em uma caminhonete vermelha.
Imediatamente após o incidente, a vítima acionou a Polícia Militar, que rapidamente iniciou as buscas. Uma equipe de moto patrulha localizou os suspeitos minutos depois em um bar na Quadra 103 Sul. Durante a abordagem, os homens confessaram que estavam de posse de armas de fogo, as quais haviam deixado no hotel onde estavam hospedados.
No hotel, os policiais encontraram um revólver Rossi calibre 38, com 21 munições intactas, uma pistola Taurus calibre 9mm, com 26 munições intactas, além de um colete balístico. Os quatro homens foram presos e, junto com o armamento apreendido, foram conduzidos à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil para os procedimentos legais.
A operação contou com a atuação conjunta de equipes do 1° Batalhão da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), que foram fundamentais para o rápido desfecho do caso e a garantia da segurança pública.