O técnico Dorival Júnior anunciou, nesta sexta-feira (23), a lista dos 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira nas próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrentará o Equador e o Paraguai em setembro, em busca de reabilitação após três derrotas consecutivas no torneio classificatório. O anúncio foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Novidades na Convocação
Entre os convocados, duas estreias chamam atenção: os atacantes Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo. Estevão, de apenas 17 anos, já tem uma transferência acertada com o Chelsea, da Inglaterra, para julho de 2025. Luiz Henrique, que estava em dúvida devido a dores na panturrilha, foi confirmado após exames não constatarem lesão.
Além dos estreantes, Dorival trouxe de volta quatro jogadores que não estavam na última Copa América: o goleiro Ederson, os volantes André e Gerson, e o atacante Pedro. Jogadores como Gabriel Martinelli, Raphinha e Bremer ficaram de fora desta convocação.
Justificativas de Dorival
Durante a coletiva de imprensa, Dorival Júnior explicou que as mudanças na lista refletem o momento dos atletas. “Queremos que esses jogadores nos deem uma resposta. Ninguém está descartado ou com a posição assegurada”, afirmou. O técnico também abordou críticas de torcedores que pedem a não convocação de jogadores de seus clubes do coração, enfatizando que “a seleção brasileira é muito mais importante que toda e qualquer situação”.
Próximos Desafios
O Brasil enfrentará o Equador no dia 6 de setembro, às 22h (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Quatro dias depois, a seleção vai a Assunção, no Paraguai, para jogar contra os donos da casa no Estádio Defensores del Chaco. Estes jogos marcam a estreia de Dorival Júnior nas Eliminatórias. Até o momento, ele está invicto no comando da seleção, com três vitórias e cinco empates.
A seleção brasileira atualmente ocupa a sexta posição nas Eliminatórias, a última dentro da zona de classificação direta para a Copa do Mundo, com sete pontos.
Lista de Convocados
Goleiros: Alisson (Liverpool-Inglaterra), Bento (Al Nassr-Arábia Saudita), Ederson (Manchester City-Inglaterra).
Laterais: Danilo (Juventus-Itália), Yan Couto (Borussia Dortmund-Alemanha), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendel (Porto-Portugal).
Zagueiros: Beraldo, Marquinhos (ambos Paris Saint-Germain-França), Eder Militão (Real Madrid-Espanha), Gabriel Magalhães (Arsenal-Inglaterra).
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle United-Inglaterra), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolves-Inglaterra), Lucas Paquetá (West Ham-Inglaterra), Rodrygo (Real Madrid).
Atacantes: Endrick, Vinícius Júnior (ambos Real Madrid), Estevão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City-Inglaterra).
O chefe da delegação brasileira será o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio.