Começam nesta segunda-feira (24/06), a partir do meio-dia, as inscrições para o processo seletivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) destinado a preencher 264 vagas temporárias em cargos de nível superior. O salário é de R$ 6.130.
Além da sede da pasta, em Brasília, estão em disputa oportunidades para trabalhar nas superintendências de todos os 26 estados e do Distrito Federal. Para o Tocantins foram disponibilizadas duas vagas para Palmas: Engenharia de Pesca e/ Oceanografia/ Oceanologia; e Atividades Técnicas de Complexidades Intelectual (qualquer área de formação). Os contratos poderão durar até cinco anos.
A maioria das vagas exige graduação em áreas específicas, como Administração, Direito, Economia, Tecnologia da Informação, Biologia, Veterinária, entre outras (veja a distribuição mais abaixo).
As inscrições ficarão abertas até 24 de julho, às 23h59. Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.idecan.org.br. A taxa de participação custa R$ 62.
O prazo para quem pretende solicitar isenção do pagamento ficará aberto entre 24 e 25 de junho. Beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) podem requerer gratuidade.
O certame é organizado pelo Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional). Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone 0800 878 2696, além do e-mail [email protected]
Distribuição das vagas por área de formação
- Direito (16 postos);
- Economia (8);
- Ciências Contábeis (2);
- Tecnologia da Informação (17);
- Jornalismo/Comunicação (7);
- Marketing (1);
- Design Gráfico (2);
- Engenharia de Pesca (20);
- Oceanografia/Oceanologia (20);
- Biologia (6);
- Engenharia de Aquicultura (9);
- Veterinária (7);
- Zootecnia (6);
- Estatística (2);
- Matemática (2);
- Administração (12);
- Gestão pública (8);
- Recursos humanos (7);
- Serviço social (2);
- Sociologia (4);
- engenharia civil (3);
- arquitetura (1);
- engenharia de pesca, oceanografia ou oceanologia (27);
- graduação em qualquer curso (75).
ETAPAS
Marcada para 11 de agosto, das 14h às 18h, em todas as capitais brasileiras, a prova objetiva cobrará a resolução de 70 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre: língua portuguesa; raciocínio lógico; informática; ética e noções de administração pública e conhecimentos específicos.
Haverá também análise de títulos para os concorrentes aos cargos nas áreas de engenharia de pesca, oceanografia/oceanologia, biologia, engenharia de aquicultura, veterinária e zootecnia.
O período para entrega dos documentos comprobatórios será oportunamente divulgado. Os convocados poderão apresentar certificados e diplomas de especialização, mestrado e doutorado.