A solidariedade uniu servidores e servidoras, magistrados e magistradas das Comarcas de Araguaína e Gurupi para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul que perderam tudo nas chuvas e inundações que tomaram conta do estado gaúcho.
A diretora da Secretaria de Gurupi, Fabia Siriano, começou a corrente do bem por lá. Por meio de mensagens do Whatsapp, ela pediu para que cada cartório contribuísse com uma cesta básica.
A divulgação foi feita no grupo do Fórum e em outras redes sociais para que as pessoas que quisessem fazer doações de alimentos e roupas procurassem o Fórum de Gurupi, em horário comercial (das 8 às 18h) ou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), a partir das 7h. Segundo ela, a população e os(as) servidores(as) têm se mobilizado e ajudado bastante, inclusive, na organização desses materiais.
Os organizadores ressaltam a importância da solidariedade neste momento desafiador e enfatizam que cada contribuição faz a diferença na vida daqueles que mais precisam. “As doações são importantes porque fortalecem os laços, promove esperança para os necessitados, além de estimular a solidariedade. É assim que nós servidores do Judiciário da Comarca de Gurupi agimos em prol de ajudar as vítimas da catástrofe sofrida pelos irmãos do estado do Rio Grande do Sul”, afirma Fabiana Siriano.
A campanha continua sendo divulgada juntamente com esse apelo de ajudar essas pessoas, que é inimaginável o que eles estão passando. “Então, enquanto seres humanos que somos, é um gesto de solidariedade com o próximo e a gente se colocar à disposição para estar auxiliando no que for possível, seja motivando os demais, seja nós mesmos contribuindo”, diz Ray Vanilsa.
Em Araguaína, por meio da Central de Mandados, foi realizada uma ação solidária de arrecadação de alimentos, roupas, calçados, toalhas, fraldas, lençóis e brinquedos. A ação contou com a colaboração dos(as) magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e a Escola Estadual Modelo.
Cerca de 93kg de alimentos e 444,40kg de roupas, lençóis e brinquedos foram entregues para as equipes do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Dair José Lourenço para a remessa ao destinatário final.
A Central de Mandados agradece todos os envolvidos e informa que a campanha irá se estender até a próxima sexta-feira (17/5).
SOS RS – Apoie com Amor
Em uma iniciativa solidária realizada conjuntamente entre o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) e Ministério Público do Estado (MPTO), a ação interinstitucional “Apoie com Amor: campanha de roupas íntimas para o Rio Grande do Sul” visa arrecadar roupas íntimas novas a serem destinadas às pessoas atingidas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Qualquer pessoa que quiser aderir à campanha pode procurar a sede de uma dessas instituições, em Palmas, para fazer a doação.
Serão recebidas roupas íntimas novas tanto femininas, quanto masculinas (calcinhas, cuecas, etc…) a serem destinadas a pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens/adultos e idosos). É importante que os itens doados ainda não tenham sido usados.
Repasse de verbas
Portaria Conjunta nº 6, de 06 de maio de 2024, autoriza a destinação de valores provenientes de prestação pecuniária de penas e medidas alternativas para as vítimas.
As verbas, segundo a Portaria, devem ser feitas por meio da Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul (RS), enquanto durar o estado de calamidade pública, declarada por meio do decreto n.º 57.596/2024, em razão do alto volume de chuvas, inclusive com a ocorrência de mortes, desaparecimentos e danos em ao menos 147 municípios, desde 24 de abril de 2024.
A Portaria, assinada pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, segue a Recomendação n.º 150, de 02 de maio de 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aconselha aos Tribunais de Justiça, aos Tribunais de Justiça Militar e aos Tribunais Regionais Federais autoriza repasses de recursos do Judiciário para auxiliar vítimas no RS.