A partir desta quarta-feira, 8, até a sexta-feira, 10, em Caseara, os integrantes da Brigada Gavião Fumaça, que atuam no Parque Estadual do Cantão (PEC) e na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão recebem a 2ª etapa de capacitação para brigadista florestais. Promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), o objetivo do evento é qualificar os profissionais em suas aptidões para as ações de prevenção e de combate aos incêndios de forma ágil e correta, bem como consolidar conhecimentos sobre a Unidade de Conservação (UC) em que atuam e as ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
O supervisor do PEC, Adailton Fernandes, abordou sobre os aspectos positivos da capacitação tanto para os brigadistas quanto para as UCs. “Essa ação é fundamental por proporcionar treinamento teórico e prático para que os brigadistas possam trabalhar com segurança no campo, especialmente em questões relacionadas à conservação ambiental e ao combate a incêndios. Além disso, temos brigadistas com diferentes períodos de experiência, alguns há três ou quatro anos, outros há apenas três meses, e ainda aqueles que estão começando agora. Neste aspecto, esse encontro promove uma troca de experiência entre eles”, frisou.
Neste primeiro dia de evento, diversas atividades foram desenvolvidas, entre as quais se destaca a palestra sobre Unidades de Conservação, com foco nas APAs e Parques geridos pelo Naturatins, ministrada pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Sâmyla Tássia. Na ocasião, ela abordou sobre os aspectos e os objetivos das UCs. “São áreas com características naturais relevantes, que têm por objetivo a conservação e a proteção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável”, explicou.
Além disso, a inspetora ambiental do Naturatins, Aline Vilarinho, ministrou uma palestra com abordagem sobre a relação entre o Cerrado e o fogo. “O fogo pode ser benéfico ou prejudicial, dependendo de como é utilizado. Algumas plantas dependem do fogo para rebrotar e o Cerrado é crucial para o abastecimento de água. Desta forma, é fundamental que se desenvolva uma gestão adequada do fogo para a preservação do Cerrado”, explicou.
Ainda na programação desta quarta-feira, 8, serão ministradas palestras sobre Plano de Manejo, Zoneamento, Legislação e Licenciamento Ambiental dentro das UCs, ministrada pelo inspetor ambiental, Victor Moreto; Conceitos e Elementos do Manejo Integrado do Fogo (MIF), Prevenção de Incêndios, Queimas Prescritas e Queimas Controladas nas UCs da região do Cantão, ministrada por Aline Vilarinho; além de aulas práticas.
Programação
Na quinta-feira, 9, no período da manhã será realizada a palestra com o tema Atribuições da Brigada, ministrada pela supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz; e Introdução das Condições Climáticas: interferência das mudanças climáticas nos incêndios florestais, com a doutora Roberta Araújo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na parte da tarde, serão ministradas aulas práticas de geoprocessamento e uso de GPS, pelo inspetor ambiental do Naturatins, Vanderson Rodrigues; e pelo fiscal ambiental Erivaldo Martins.
Na sexta-feira, 10, no período da manhã, será realizada a palestra Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e primeiros socorros, ministrada pelo aspirante Oficial Antônio Marcos de Sousa; e pelo soldado Rodrigo Pugas Braga, da instituição do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Na parte da tarde, terá a palestra Prática das Estratégias de Combate aos Incêndios Florestais e MIF, com os palestrantes, aspirante oficial Antônio Marcos de Sousa e soldado Rodrigo Pugas Braga, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).