
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nesta segunda-feira, 5 de maio, de uma importante ação educativa promovida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Lagoa da Confusão. A atividade foi direcionada à conscientização e prevenção de práticas de assédio moral e sexual no ambiente escolar e institucional, reunindo alunos e servidores da instituição.
O evento contou com a presença da defensora pública Letícia Amorim, coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), que ministrou uma palestra sobre assédio sexual. Durante sua fala, Letícia abordou temas como as características do assédio sexual, suas implicações psicológicas e as penalidades previstas em lei. A defensora destacou ainda a importância do conhecimento e da denúncia para a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.
Já o defensor público da Regional de Paraíso do Tocantins, João Pedro Cerqueira da Silva Oliveira, conduziu a palestra sobre assédio moral. Ele conceituou a prática, apresentou dados estatísticos, traçou correlações com a discriminação e explicou as possíveis interseccionalidades de vulnerabilidades das vítimas. Além disso, exemplificou situações que configuram ou não assédio moral no ambiente de trabalho e escolar, esclarecendo dúvidas dos participantes.
Durante o evento, os defensores públicos também falaram sobre o papel da Defensoria Pública, destacando sua atuação extrajudicial como forma prioritária de solução de conflitos, a defesa da dignidade da pessoa humana, a prevalência e efetividade dos direitos humanos e a importância da educação em Direitos.
A palestra integrou as atividades do Núcleo de Combate ao Assédio do IFTO, reforçando o compromisso da instituição com a criação de ambientes seguros e respeitosos para todos.
A ação foi mais um passo importante na promoção de uma cultura de respeito e igualdade, aproximando os estudantes e servidores da Defensoria Pública e fortalecendo o diálogo sobre temas sensíveis e fundamentais no ambiente educacional.
Foto: IFTO/Divulgação
Deixe um comentário