Na madrugada desta sexta-feira, 8, a equipe do Hospital Regional de Gurupi (HRG) demonstrou agilidade, comprometimento e excelência no atendimento às 40 vítimas de um grave acidente de ônibus ocorrido na BR 153. Quatro vítimas foram a óbito no local do acidente, e as 36 vítimas sobreviventes receberam acolhimento e cuidados médicos imediatos, com destaque para a rapidez no atendimento, o atendimento humanizado e a qualidade nos serviços prestados.
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Força-Tarefa e Atendimento Eficiente
Ao receber as vítimas do acidente, a equipe multiprofissional do HRG formou uma verdadeira força-tarefa emergencial, trabalhando de forma coordenada para garantir que todos os feridos fossem atendidos com a máxima eficiência. Quatro pacientes receberam alta ainda no início do atendimento, enquanto 36 seguem sob os cuidados da unidade, sendo acompanhados por uma equipe que não poupou esforços para estabilizá-los e proporcionar o melhor atendimento possível.
Maria das Graças Dias, uma das vítimas do acidente que reside em Goiânia, relatou a experiência do atendimento ao chegar ao hospital: “Quando cheguei no hospital, não estava nem conseguindo falar, mas todos me deram atenção, me perguntaram como eu estava, e me atenderam bem demais, graças a Deus!”.
Unidade e Comprometimento da Equipe
O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos no atendimento das vítimas, ressaltando a importância da união da equipe para a realização do trabalho de forma eficaz e no tempo necessário. “Conseguimos, em tempo hábil, atender e estabilizar todos os feridos que chegaram até o hospital. Isso foi possível graças à união de toda a equipe, desde o vigilante até a equipe médica, que não mediram esforços para ajudar nesta situação tão difícil e que exigia rapidez e qualidade nos atendimentos”.
A enfermeira Andreia Maria Santos Oliveira, coordenadora do setor de Enfermagem, também enfatizou o trabalho conjunto das equipes de assistência. “Devido a essa tragédia, recebemos diversas vítimas, com casos de urgência e emergência, e todos os atendimentos foram encaminhados para tratamento de acordo com a necessidade de cada um. Agradeço aos diretores e a todas as equipes de assistência que, direta e indiretamente, estiveram ligadas à força-tarefa em prol dos pacientes”, disse.
Atendimento Multidisciplinar e Cuidados Intensivos
A agilidade no atendimento também foi destacada pela médica Anandra dos Santos Pizzolato, coordenadora do pronto-socorro adulto do HRG. Ela explicou que, devido ao grande número de vítimas, foi necessário a formação de um mutirão que contou com a colaboração das equipes cirúrgica, ortopédica, anestésica, clínica e neurológica para socorrer os feridos.
“Recebemos vítimas com lesões de diferentes graus, desde leves até graves, com necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para dois pacientes. Os casos variaram de traumatismo craniano a amputação traumática de membros, além de escoriações superficiais. A agilidade e a soma de esforços foram cruciais para que todas as vítimas fossem acolhidas e medicadas a tempo, com diagnóstico preciso”, explicou a médica.
Anandra também mencionou a atuação do centro cirúrgico, que trabalhou durante toda a madrugada para realizar intervenções necessárias. “A equipe cirúrgica trabalhou a noite toda nos casos que necessitaram de intervenção e, neste momento, as vítimas ainda seguem realizando exames e reavaliação periódica”.
Reconhecimento e Agradecimentos
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também se manifestou sobre o acidente e parabenizou a equipe do HRG pelo trabalho desempenhado. “Lamentamos profundamente o ocorrido e agradecemos à equipe do HRG que, mais uma vez, demonstrou o comprometimento e a agilidade dos trabalhadores da saúde com o atendimento às vítimas. Todos disseram sim ao chamado da direção do hospital e estão prestando a assistência que os pacientes precisam. Desejo melhoras a todas as pessoas que estão recebendo cuidados médicos e espero que possam em breve retornar aos seus lares”, declarou o secretário.
O atendimento prestado pela equipe do Hospital Regional de Gurupi foi um exemplo de como a unidade hospitalar e os profissionais da saúde do Tocantins estão preparados para enfrentar situações de emergência com rapidez, precisão e, acima de tudo, com um atendimento humanizado, que prioriza o bem-estar e a dignidade dos pacientes, especialmente em momentos tão difíceis.