Após a inesperada derrota para o espanhol Rodri na disputa pela Bola de Ouro, o atacante brasileiro Vini Jr. ainda tem chances de ser eleito o melhor jogador do mundo em 2024. O jogador do Real Madrid agora concentra suas expectativas no Fifa Awards, premiação organizada pela FIFA e que, apesar de não ter data ou local definidos, poderá premiá-lo como o maior destaque do futebol mundial.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
O atual vencedor do prêmio é Lionel Messi, uma escolha que gerou polêmica, já que a premiação se baseou no ano de 2023, não incluindo o desempenho na Copa do Mundo de 2022, conquistada pela Argentina. A eleição de Messi considerou os seis últimos meses de sua passagem pelo PSG, com título da Ligue 1, mas eliminação nas oitavas da Champions League, e o início de sua trajetória no Inter Miami, equipe da liga dos Estados Unidos, ainda distante das principais competições europeias.
Histórico de Divergências
As premiações Bola de Ouro e Fifa Awards, principais títulos individuais do futebol, têm um histórico de escolhas diferentes. Desde o surgimento do prêmio da FIFA, em 1991, houve nove ocasiões em que os vencedores de cada premiação não coincidiram, com duas dessas ocorrências nos últimos três anos. Veja as divergências:
- 1991: Jean-Pierre Papin (Bola de Ouro) – Lothar Matthäus (FIFA)
- 1994: Hristo Stoichkov (Bola de Ouro) – Romário (FIFA)
- 1996: Matthias Sammer (Bola de Ouro) – Ronaldo (FIFA)
- 2000: Luís Figo (Bola de Ouro) – Zinedine Zidane (FIFA)
- 2001: Michael Owen (Bola de Ouro) – Luís Figo (FIFA)
- 2003: Pavel Nedvěd (Bola de Ouro) – Zinedine Zidane (FIFA)
- 2004: Andriy Shevchenko (Bola de Ouro) – Ronaldinho Gaúcho (FIFA)
- 2021: Lionel Messi (Bola de Ouro) – Robert Lewandowski (FIFA)
- 2022: Karim Benzema (Bola de Ouro) – Lionel Messi (FIFA)
As recorrentes divergências entre os dois prêmios mostram que critérios distintos influenciam cada escolha, aumentando a expectativa para a próxima edição do Fifa Awards. Mesmo após a decepção na Bola de Ouro, Vini Jr. tem motivos para seguir confiante, ainda mais com a consistência de suas atuações no Real Madrid.