O talento tocantinense para roer pequi ganhou mais um capítulo surpreendente durante a 4ª edição do Festival do Pequi em Gurupi. Fernando Gonçalves, um jovem de 24 anos, se destacou ao roer 180 caroços de pequi em apenas 10 minutos, estabelecendo um novo recorde no Torneio de Roedores e garantindo seu tricampeonato. A façanha rendeu a ele uma premiação de R$ 1.500 e, segundo ele, foi uma experiência marcante.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
“Foi uma emoção muito grande. Não sabia que conseguiria alcançar um recorde tão alto. Assim como todos que viram, eu também fiquei bastante surpreso. Eles [público] não acreditaram que estavam vendo aquilo em tempo real,” contou Fernando, que confessou ainda estar se recuperando da competição.
Além de ter superado seu próprio recorde de 108 caroços roídos nas edições anteriores, Fernando acredita que sua habilidade está ligada à sua herança cultural. “Ser tocantinense já é o segredo, o dom já vem de berço,” brincou. Sobre uma possível aposentadoria das competições após três vitórias, ele deixou em aberto: “Tricampeão e chegando a essa marca, já posso pedir música no Fantástico, né?”
Competição acirrada
Além do impressionante desempenho de Fernando, outros competidores também mostraram grande habilidade. Marcelo Bezerra, vice-campeão da categoria masculina, roeu 161 caroços e levou para casa R$ 800. Na categoria feminina, Leidiane Ferreira impressionou ao roer 148 pequis, conquistando o primeiro lugar, enquanto Amanda Souza ficou com a segunda colocação ao roer 121 caroços.
O Festival do Pequi, realizado na sexta-feira (25), celebrou o fruto típico do Cerrado com o torneio de roedores e também premiou pratos gastronômicos que utilizaram o pequi como ingrediente principal. O evento fez parte da programação da Gurupi+Tech, organizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Prefeitura de Gurupi, que integra cultura e inovação na cidade.