De acordo com o delegado plantonista Márcio Girotto, da 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Palmas, a investigação teve início quando funcionários de uma empresa de empréstimos denunciaram uma tentativa de fraude ocorrida na última quarta-feira, 23 de outubro. Os suspeitos teriam solicitado um empréstimo no valor de R$ 30 mil, o que levantou suspeitas.
“Os funcionários seguiram os supostos estelionatários e acionaram as autoridades. Ao chegarem ao local, as equipes policiais localizaram A.C.A.M., que confessou ter recebido 10% do valor do empréstimo em troca de ceder seus documentos pessoais para que E.C.M. realizasse a fraude”, explicou o delegado Girotto.
Com as informações obtidas, a equipe da Rotam se deslocou até o endereço de E.C.M.. Durante a abordagem, foram encontrados, no interior do veículo do suspeito, documentos pertencentes a A.C.A.M., mas com os dados de um médico que reside no município de Colinas do Tocantins. Esse indício reforçou as evidências de falsidade ideológica e tentativa de fraude.
Os dois suspeitos foram levados para a 1ª Central de Atendimento, onde foram realizados todos os procedimentos legais cabíveis. Após a conclusão dos trâmites, ambos foram encaminhados à Unidade Penal de Palmas, onde ficarão à disposição da Justiça. O caso será investigado pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) de Palmas.
As autoridades seguem investigando a possibilidade de outros envolvidos na tentativa de fraude e a extensão das atividades criminosas da dupla, reforçando a importância do trabalho conjunto entre inteligência policial e as forças de segurança para combater crimes cibernéticos na região.