Na noite desta quarta-feira (23), um avião de pequeno porte colidiu com um morro e caiu em uma área de mata de difícil acesso em Santa Branca, no interior de São Paulo. Na manhã desta quinta-feira (24), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo confirmaram que havia cinco pessoas a bordo e que ninguém sobreviveu ao acidente.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
A aeronave, um Embraer-121 Xingu com oito assentos, desapareceu dos radares às 18h39, conforme relatado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião partiu de Florianópolis (SC) e tinha como destino Belo Horizonte (MG). Perto das 23h, equipes de resgate chegaram ao local do acidente, onde encontraram os destroços espalhados pela mata e um forte cheiro de combustível.
O acidente ocorreu perto da divisa entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram ter ouvido um ruído semelhante a uma falha no motor da aeronave, seguido de uma explosão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia intensamente no momento da queda, com a Defesa Civil do Estado registrando 40 milímetros de chuva nas seis horas anteriores ao acidente. A área foi isolada pelas autoridades devido à sua dificuldade de acesso e aos perigos remanescentes, como o combustível espalhado pelos destroços.
Leia [+]
Avião de pequeno porte cai em área de mata durante tempestade em Santa Branca (SP)
Avião de pequeno porte que caiu no interior de SP tinha cinco ocupantes e ninguém sobreviveu
Os trabalhos de resgate e investigação são coordenados pelo Salvaero, centro responsável pelas operações de busca e salvamento da FAB. Equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estão no local auxiliando nas operações. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial e iniciar a apuração das causas do acidente.
Repetição trágica na região Este é o segundo acidente aéreo de grande porte na região do Vale do Paraíba em menos de um ano. Durante as festividades de Réveillon de 2024, um helicóptero com quatro ocupantes caiu em uma área de vegetação em Paraibuna e ficou desaparecido por 12 dias, sem sobreviventes. As investigações do acidente concluíram que o mau tempo foi o principal fator responsável pela queda.
As causas do acidente desta quarta-feira ainda estão sob investigação. A FAB já iniciou os procedimentos para apurar se as condições climáticas severas, que prevaleciam no momento do acidente, contribuíram para a tragédia.