Com cinco gols na etapa final, o Botafogo desencantou e mostrou sua força. O Peñarol até resistiu durante o primeiro tempo, com o goleiro Aguerre fazendo boas defesas, mas não conseguiu segurar a pressão alvinegra após o intervalo. Aos seis minutos, Luiz Henrique deu uma assistência milimétrica para Savarino, que abriu o placar, fazendo o Nilton Santos explodir de alegria.
Pouco depois, aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Alexander Barboza, que ampliou a vantagem. E a festa só aumentou: aos 13, novamente Savarino apareceu, completando outro passe preciso de Luiz Henrique para fazer o terceiro. O time não parou por aí. Aos 28 minutos, Luiz Henrique marcou um golaço de cobertura, encobrindo o goleiro Aguerre com categoria, deixando o Glorioso ainda mais confortável no confronto. Para fechar a goleada, Igor Jesus balançou as redes aos 35 minutos, selando o placar de 5 x 0.
Com a vitória, o Botafogo está muito perto de garantir uma vaga na final inédita da Libertadores. O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
Antes disso, o Glorioso volta a campo no sábado (26), às 19h, quando enfrenta o Bragantino fora de casa pelo Brasileirão, tentando manter a liderança da competição.