A deputada estadual Claudia Lelis (PV) protocolou 18 emendas aditivas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, que está sob análise na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O prazo para apresentação das emendas terminou na última segunda-feira (21). As propostas da parlamentar visam destinar recursos para áreas como infraestrutura viária, turismo, fomento ao esporte e proteção a grupos vulneráveis, como mulheres e idosos, além de melhorias na saúde.
-
Siga a página Eu Lagoa no instagram e fique por dentro de tudo que acontece em Lagoa da Confusão e região.
-
Entre no grupo 02 do whatsapp e fique sempre bem informado.
A LDO, que define as metas e prioridades para o orçamento anual do Estado, agora aguarda o parecer do relator, deputado Olyntho Neto (Republicanos), que tem 15 dias corridos para apresentar suas considerações à Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. Após essa etapa, o texto será discutido e votado em plenário.
Principais emendas apresentadas
As emendas de Claudia Lelis destacam-se por atender demandas da infraestrutura viária em diferentes regiões do Estado, além de impulsionar setores estratégicos, como o turismo e o esporte.
“A LDO é a ferramenta para nortear as obras que serão executadas no próximo ano. Este é o momento de aprimorar o texto original e incorporar as demandas que recebemos de prefeitos e aliados. As prioridades são definidas aqui, e tenho certeza de que avançaremos no aprimoramento do texto nas comissões”, afirmou a deputada.
Apoio ao turismo
Entre as emendas, Claudia Lelis propôs a construção de dois centros de atendimento ao turista, um em Formoso do Araguaia, na região sul, e outro em Paranã, no sudeste do Estado. Esses centros têm como objetivo apoiar o turismo crescente nas regiões das Serras Gerais e na Ilha do Bananal.
“A instalação desses espaços é fundamental para promover o atendimento adequado aos turistas, o que também gera emprego e renda para as comunidades locais”, defendeu Lelis.
Infraestrutura viária
A deputada também apresentou emendas para a pavimentação de rodovias estratégicas, como o trecho da TO-010 entre Pedro Afonso e Tocantínia, com 96 km de extensão. Outras solicitações incluem a pavimentação da TO-296 (Combinado/Arraias) e da TO-297 (Taguatinga/Arraias), além da construção de uma ponte sobre o Rio Sobrado, que liga Taguatinga e Aurora, próximo à Fazenda Cajueiro.
Orçamento de R$ 17,4 bilhões
A LDO 2025 prevê um orçamento de R$ 17,4 bilhões para o Tocantins, um aumento de 19,86% em relação a 2024. Esse documento é essencial para orientar a construção do orçamento anual, definindo as metas e os gastos prioritários do governo para o próximo ano.
As emendas protocoladas por Claudia Lelis agora aguardam análise da comissão e posterior votação pelos parlamentares, com foco em atender as necessidades da população e promover o desenvolvimento sustentável do Estado.