O Banco do Brasil deverá abrir um novo concurso público para o cargo de escriturário até o final deste ano ou início de 2025. Com salário inicial de R$ 5.684,96, incluindo benefícios como auxílio-alimentação e cesta alimentação, o certame promete ser uma excelente oportunidade para quem busca uma carreira promissora. O escriturário, que exige apenas o nível médio, é a porta de entrada para uma trajetória de sucesso no banco, com diversas oportunidades de crescimento interno.
Benefícios e crescimento profissional
Além de uma remuneração atrativa, os aprovados terão acesso a uma série de benefícios, incluindo vale-transporte, auxílio-creche, previdência complementar, planos de saúde e odontológico, além de participação nos lucros e resultados. Mas um dos maiores atrativos do Banco do Brasil é a possibilidade de ascensão profissional. Muitos funcionários, que ingressaram na instituição como escriturários, hoje ocupam cargos de gerência, direção e até mesmo presidência.
O crescimento na carreira ocorre por meio de processos seletivos internos e da capacitação contínua oferecida pela UniBB, a universidade corporativa do banco. A instituição incentiva a qualificação de seus colaboradores com cursos gratuitos, além de financiar pós-graduações, MBAs, mestrados e doutorados. Dessa forma, o concurso de escriturário é uma excelente oportunidade para quem deseja construir uma carreira sólida no setor bancário.
Previsão de edital e oferta de vagas
O setor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil já iniciou estudos para a abertura do novo concurso. Com o cadastro de reserva da última seleção (2022) esgotado para a especialidade de agente comercial, não há impedimentos para a realização de um novo certame. A expectativa é de que o edital ofereça uma ampla oferta de vagas, além de formação de cadastro de reserva, abrangendo todos os estados do país.
A carreira de escriturário no BB abrange duas especialidades: agente comercial (área bancária) e agente de tecnologia (área de TI). Em ambas, o nível médio é o único requisito para a participação no concurso. Com mais de 8 mil cargos vagos e uma perda anual média de 2 mil funcionários, a abertura do concurso se torna essencial para a manutenção do quadro de colaboradores do banco.
Organização do concurso e cronograma esperado
O concurso será organizado pela Fundação Cesgranrio, com quem o banco mantém contrato até dezembro de 2025. Assim, o processo de escolha da banca já está resolvido, acelerando o lançamento do edital. É provável que as provas ocorram no primeiro quadrimestre de 2025, com o concurso sendo homologado antes do fim do próximo ano.
O último concurso, realizado em 2022, contou com 6.525 vagas para escriturário, divididas entre agente comercial e agente de tecnologia. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e redação, e a expectativa é que o novo concurso siga o mesmo modelo.
Com remuneração competitiva, benefícios atrativos e oportunidades de crescimento, o próximo concurso do Banco do Brasil promete atrair milhares de candidatos em busca de uma carreira de sucesso no setor bancário.