O Hospital Regional de Gurupi (HRG) deu um passo histórico nesta quarta-feira, 11, ao realizar sua primeira captação de globo ocular para transplante de córneas. O procedimento foi possível graças ao consentimento da família de um doador de 69 anos, e contou com o apoio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). As córneas captadas foram enviadas ao Banco de Olhos do Tocantins (BOTO), no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde o transplante será realizado.
O oftalmologista e membro da CIHDOTT, Dr. Fernando Borges, responsável pela captação, celebrou o momento e destacou o papel da família do doador. “Esse gesto marca um novo capítulo em nossa jornada pela doação de órgãos e oferece uma nova chance a muitos que aguardam na fila de transplantes. A família do doador, em meio à dor, demonstrou imensa generosidade e compreensão ao ajudar ao próximo. É um exemplo comovente de solidariedade e esperança”, afirmou.
Para o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, o procedimento é um marco que demonstra a capacidade da unidade em realizar captações de órgãos com sucesso. “Esse é um passo muito importante para nossa rede de saúde. Com esse procedimento, mostramos que estamos prontos para fortalecer ainda mais a rede de captação e transplante de órgãos no Tocantins, beneficiando mais pessoas e proporcionando uma melhor qualidade de vida”, disse Mota.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CETTO), Suziane Crateús, destacou a relevância da captação durante o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. “Esse é um momento de extrema importância, e quero agradecer à equipe do HRG e à família do doador, que transformou o luto em uma chance de vida para alguém que aguarda na fila”, ressaltou.
Serviço de Captação de Órgãos no Tocantins
No Tocantins, a captação de órgãos acontece no Hospital Geral de Palmas, no Hospital Regional de Araguaína, e agora no Hospital Regional de Gurupi. O processo de doação envolve equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), da CIHDOTT, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO), além do apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), do Ciopaer e da Polícia Militar (PM-TO).
Como Ser Doador?
Para que a doação aconteça, é fundamental que a família saiba do desejo do indivíduo de ser doador, já que a autorização parte dela. Essa permissão ocorre em casos de morte encefálica, quando o cérebro perde suas funções de forma irreversível. Nesse estado, os órgãos permanecem ativos por um curto período, permitindo a captação.
Fila de Espera para Transplante de Córnea
O transplante de córnea é recomendado para pacientes com alterações na transparência ou no formato da córnea, e em casos de infecção grave. Atualmente, mais de 200 pacientes aguardam na fila por transplante no Tocantins.