O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou 15 multas que, juntas, somam R$ 25.199.900, durante uma operação de fiscalização em propriedades rurais de cinco cidades do Tocantins. A ação, realizada entre os dias 19 e 30 de agosto, visava combater o desmatamento ilegal na região e contou com o apoio da Polícia Civil.
A Operação Caryocar I foi realizada nos municípios de Lagoa da Confusão, Santa Rita do Tocantins, Dueré, Cristalândia e Pium. Ao longo das fiscalizações, os agentes do Ibama emitiram 15 termos de embargo de propriedades, totalizando 5.600,57 hectares de áreas embargadas.
As ações foram baseadas em alertas emitidos pelo sistema DETER-Cerrado e pelo satélite Planets, que monitoram em tempo real a ocorrência de desmatamento. Com o suporte de quatro agentes da Polícia Civil, o Ibama reforçou o combate às práticas ilegais que colocam em risco o meio ambiente do Cerrado tocantinense.
Nome da operação
O nome da operação, Caryocar I, faz referência ao pequizeiro (Caryocar brasiliense), uma árvore frutífera nativa do Cerrado, símbolo da biodiversidade e da importância de preservar esse bioma.
As autoridades seguem monitorando a região para garantir a preservação ambiental e evitar que o desmatamento ilegal continue avançando. As áreas embargadas permanecerão sob vigilância e estão sujeitas a medidas adicionais de recuperação ambiental.