No último sábado (31), um trágico acidente aéreo em Costa Rica, Mato Grosso do Sul, resultou na morte de Carlos Antonio Gomez Ortiz, de 31 anos, piloto paraguaio, e Elison de Jesus Martines, de 40 anos, natural de Caracol (MS) e residente em Ribas do Rio Pardo (MS). Ambos perderam a vida após um voo de experiência que durou cerca de 40 minutos.
De acordo com o delegado Jhonny Garcia, da Polícia Civil de Costa Rica, a aeronave, um modelo experimental Paradise com prefixo PU ICL, estava completamente destruída pelo fogo quando as equipes de resgate chegaram ao local. “A aeronave estava bastante destruída pelo fogo. Em um primeiro momento, não foi possível a identificação das vítimas, sendo possível apenas determinar que eram do sexo masculino”, relatou Garcia. Os corpos foram identificados posteriormente por meio de perícia necropapiloscópica.
A delegada Ana Claudia Medina, diretora do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), esclareceu que o acidente ocorreu durante um voo de experiência, que durou cerca de 40 minutos. “Liberamos primeiro os corpos e, assim que os destroços do avião esfriaram, iniciamos o trabalho de investigação. O que levantamos até o momento é que a aeronave estava realizando um voo de experiência, voou cerca de 40 minutos na localidade, e o sinistro ocorreu quando estava realizando o pouso”, explicou Medina.
O avião caiu ao lado do aeroporto de Costa Rica e explodiu logo após o impacto, espalhando chamas pela vegetação seca da área. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Técnica estiveram no local para conter o fogo e iniciar os trabalhos investigativos.
Até o momento, a causa do acidente permanece sob investigação, e mais informações serão divulgadas após a conclusão do inquérito policial.