As escolas da rede pública do Tocantins têm até esta sexta-feira, 6, para se inscreverem no Prêmio Escola que Transforma, uma iniciativa do Governo do Tocantins, promovida por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O prêmio, que destina cerca de R$ 2 milhões em premiações, é voltado para projetos ou ações desenvolvidos por unidades escolares da pré-escola II, educação infantil, e educação básica das redes municipal e estadual.
O objetivo do Prêmio Escola que Transforma é reconhecer e valorizar as escolas e os profissionais da educação que conseguiram, por meio de projetos ou ações integradas com a equipe escolar e a comunidade, enfrentar os desafios do processo de ensino e aprendizagem de maneira eficaz. Além disso, o prêmio busca incentivar o protagonismo dos estudantes e a inovação no ambiente escolar.
As escolas interessadas podem inscrever seus projetos, que devem apresentar evidências dos resultados alcançados e podem abranger um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Africanidade; Arte e Esporte; Ciência e Pesquisa; Conhecimento Matemático; Matemática e suas Tecnologias; Inclusão e Diversidade; Leitura e Letramento; Linguagens e suas Tecnologias; Sociedade e Ambiente; e Tecnologia e Inovação.
Podem participar do prêmio escolas que ofertam ensino regular e modalidades específicas, como educação indígena, educação do campo e quilombola, educação agrícola, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional, além de escolas militares e cívico-militares.
Para participar, as escolas devem cadastrar seu projeto ou ação por meio do link disponível no site da Seduc, preenchendo o formulário de inscrição e anexando as evidências que comprovem os impactos positivos nas aprendizagens dos estudantes. Serão aceitos apenas projetos ou ações realizados a partir de janeiro de 2024.
Todas as informações e detalhes sobre o prêmio estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no portal da Seduc: www.seduc.to.gov.br.