O prazo para que toda a população brasileira troque o RG para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só termina no ano de 2032. Por isso, com oito anos pela frente, não há motivos para para que os cidadãos tenham pressa para fazer a mudança.
O novo documento começou a ser emitido no Tocantins no dia 12 de janeiro. Até o início de maio, foram mais de 56 mil carteiras de identidade emitidas no estado.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP), por meio do Instituto de Identificação, a renovação pode ser feita respeitando os seguintes prazos:
- Para pessoas de 0 a 12 anos incompletos a validade é de 5 anos;
- Para pessoas de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos;
- Para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Se o documento atual ainda estiver dentro da validade nesse período, a troca tem até 28 de fevereiro de 2032 para ser efetivada.
Mas quem precisar emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o atendimento no Instituto de Identificação de Palmas é feito mediante agendamento no site da SSP, sempre às sextas-feiras (14), a partir das 14h. No interior, basta ir até um dos núcleos do órgão e solicitar o documento.
Novidades
O documento possui novidades como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um QR Code para facilitar a identificação e dar acesso à versão digital do documento de identificação.
Também possui a inclusão de uma área específica no documento, a Machine Readable Zone (MRZ), que dará a possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países, conforme a SSP.
A primeira via do CIN é gratuita. Quem tem o RG atual também não vai pagar pela troca. Para solicitar a primeira via o cidadão deve apresentar duas fotos 3×4, documento original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, além do original e cópia do CPF.