O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram nessa quinta-feira, 9, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital. O evento ocorreu na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas. Durante a aula, houve uma roda de conversa com foco na pauta digital no âmbito do ensino.
Com o objetivo de qualificar os profissionais da educação para atuarem efetivamente na transformação digital proposta pela gestão estadual, o Programa de Mestrado em Governança e Transformação Digital contempla duas linhas de pesquisa. A primeira, Governança Digital em Organizações, que envolve a transformação digital das organizações, com vistas ao pleno exercício da cidadania no mundo digital e à prestação de serviços à sociedade; e a segunda, Modelagem Computacional para Transformação Digital, que tem como objetivos projetar, analisar e implementar modelos computacionais.
“Com o Mestrado em Governança e Transformação Digital, oportunizamos aos nossos profissionais formação para a atuação na era digital, necessária para que a transformação na rede estadual de ensino seja efetiva e abrangente. Para o Governo do Estado, é essencial investirmos na capacitação dos nossos educadores de forma que possamos impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem com uma atuação estratégica e eficaz”, ressaltou o titular da Seduc, Fábio Vaz.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, reforçou os resultados positivos da parceria com a Seduc. “Uma qualificação dessa reflete lá na frente em uma melhor prestação de serviço e em servidores públicos mais preparados. Com esse curso de Governança e Transformação Digital, teremos excelentes produtos pelo nível dos nossos estudantes, dos nossos mestrantes, pelo nível do quadro docente que temos na Universidade Federal do Tocantins”, afirmou.
Foram selecionados 20 cursistas que terão a disponibilidade de 20 horas para dedicação ao curso, que durará 24 meses. A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), no eixo Formação Profissional.
Para a técnica na Gerência de Sistematização da Educação Híbrida e à Distância da Seduc, Jocilene Lacerda, o curso será um grande complemento para o seu trabalho. “Eu esperei muito tempo por esse curso, para ter uma formação dentro daquilo que eu já faço, dentro da área que eu já trabalho na educação. É uma oportunidade maior para os servidores, porque hoje em dia você conquistar um mestrado é muito difícil e tendo vagas disponibilizadas só para os servidores fica mais fácil, o acesso é melhor”.
A técnica de desporto da Seduc, Vanilde de Nazaré, ressaltou que o curso é uma ótima oportunidade para aqueles que, assim como ela, desejam melhorar o seu currículo. “Estou bem ansiosa e animada para começar a trabalhar dentro daquilo que vai ser um desafio pra mim. Agora tenho essa oportunidade de estudar, faz muito tempo que eu não estudava depois da especialização. Quando surgiu a oportunidade do mestrado para os servidores da Seduc, eu disse é agora, eu agarrei essa chance e consegui uma vaga. Tenho certeza de que vou contribuir bastante para a educação”, destacou a técnica.