Todas as secretarias, autarquias e escolas da rede estadual do Tocantins serão pontos de coleta de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, conforme determinação do governo do estado. As doações serão recebidas nesses locais até sexta-feira (10).
A ação “Tocantins pelo Rio Grande do Sul” tem adesão de diversos órgãos e instituições solidárias em todo o estado. O número de mortos na região subiu para 85, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil do estado na noite segunda-feira (6). Há 134 desaparecidos e 339 feridos.
A arrecadação de 1 kg de alimento, que já estava prevista para ser coletada no show de abertura da Agrotins, na quinta-feira (9), será direcionada para as vítimas dos alagamentos.
As doações devem priorizar alimentos, incluindo leite, água potável, fraldas, agasalhos e cobertores. Todo o material arrecadado será enviado ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que enviará ao Rio Grande do Sul, em parceria com empresas de transporte.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, todo o valor arrecadado com a venda de camarotes no show de abertura também irá para as cidades afetadas. “A aquisição da pulseira será por meio de um PIX direcionado diretamente para ajudar a reduzir o impacto causado por essa tragédia”, afirmou.
O diretor-geral do Grupo Jaime Câmara no Tocantins, Paulo Caragelasco, destacou a necessidade da união em torno da campanha. “É um momento difícil e todos nós temos que nos unir. O Grupo Jaime Câmara não é diferente e vamos fazer parte desta campanha capitaneada pelo Governo do Tocantins. O jornalismo vai atuar junto com o governo, mostrando os pontos de arrecadação e, mais do que isso, explicando a necessidade de fazer o melhor para ajudar o Rio Grande Sul”, pontuou.
No início da semana, o governo do estado disponibilizou oito bombeiros com equipamentos e cães para ajudar no resgate de vítimas. “Entendemos que o estado gaúcho vive uma situação delicada, no qual as fortes chuvas estão tirando vidas e isso muito nos preocupa”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
Além disso, a Prefeitura de Palmas e diversos estabelecimentos da capital organizam pontos de coleta de donativos que serão enviados ao Rio Grande do Sul.
Fonte: G1 Tocantins